Phyllanthaceae e o avanço na Flora do Ceará para 2020
Data da publicação: 11 de fevereiro de 2020 Categoria: Sem categoriaO ano de 2020 já começa com um grande avanço no projeto Flora do Ceará: conhecer para conservar. Mais um trabalho, dessa vez sobre a família Phyllanthaceae para o Ceará, foi publicado, nele contamos com descrições morfológicas, mapas, ilustrações e chaves para identificar os representantes de Phyllanthaceae no estado, o que nos permite uma referencia para pesquisas que envolvam a família na região.
Phyllanthaceae conta com 14 espécies para o Ceará, algumas são bastante conhecidas popularmente, as famosas “quebra-Pedra”, sendo utilizadas no tratamento de cálculo renal. Reforçando a importância de trabalhos taxonômicos, que são utilizados também para identificar quais espécies estão sendo pesquisadas a nível de medicamentos, fármacos etc.
Pesquisas como essa utilizam majoritariamente materiais depositados em herbários, reforçando a importância das coleções na pesquisa e conhecimento sobre a diversidade brasileira. No caso em especifico o Herbário EAC contribuiu bastante, pois é nele onde está a maior parte da coleção de Phyllanthaceae coletada no estado do Ceará.
O artigo pode ser conferido no link: Flora do Ceará, Brasil: Phyllanthaceae.
Fonte: Herbário Prisco Bezerra – fone: 85 33669807