gov.br

Herbário Prisco Bezerra (EAC)

Projeto Inventário Florestal Nacional do Brasil (IFN-BR)

O inventário é coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e visa abranger todo o país. Será realizado periodicamente a cada cinco anos, utilizando técnicas de amostragens, a fim de possibilitar o monitoramento contínuo dos recursos florestais.

O objetivo principal do IFN (http://ifn.florestal.gov.br/) é fornecer informações para subsidiar a formulação de políticas públicas, a gestão e a elaboração de planos de uso e conservação dos recursos florestais.

Diversas instituições brasileiras participam do projeto apoiando a execução técnica, entre estas EMBRAPA, IBGE, universidades e órgãos estaduais de meio ambiente. Teve ainda apoio técnico e financeiro do Global Environment facility (GEF) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

No estado do Ceará, a Universidade Federal do Ceará é uma das instituições parceiras para a realização do inventário. O Herbário Prisco Bezerra (EAC) do Departamento de Biologia/Centro de Ciências, por ser Fiel Depositário, foi responsável pela identificação e acondicionamento de todas as amostras botânicas coletadas no projeto IFN-CE.

Equipe do IFN-CE – Etapa 2014/2015

Prof.a Maria Iracema Bezerra Loiola (Coordenador)

Sarah Sued Gomes de Souza (Técnica do herbário)

Consultores:

Amanda Coelho Honório (Graduada em Ciências Biológicas – UFC)

Carla Raquel Roriz de Castro (Graduanda em Ciências Biológicas – UFC)

Daislany Andreia da Silva Alves (Graduanda em Ciências Biológicas – UFC)

Francisco Romário Silva Tabosa (Graduando em Ciências Biológicas – UFC)

Rafael Barreto de Castro (Graduado em Ciências Biológicas – UECE)

Ricardo de Loyola Moura (Doutor em Ciências Biológicas/Botânica – UFRJ)

Rúbia Santos Fonseca (Doutora em Botânica – UFV)

Valéria Sampaio da Silva (Mestre em Biologia Vegetal – UFPE)