As práticas dos herbários e o ensino de morfologia vegetal nas escolas, uma relação que dá certo
Data da publicação: 11 de dezembro de 2018 Categoria: Sem categoriaNa última quarta-feira (05/12) o aluno de Ciências Biológicas Licenciatura, Natanael Costa Rebouças apresentou seu Trabalho de conclusão de curso (TCC), intitulado “Confecção de exsicatas: uma ferramenta para o ensino de botânica”, que foi desenvolvido visando integrar e auxiliar as aulas de morfologia vegetal do ensino médio.
A escolha do tema por Natanael se deu por causa de seus três anos de trabalho no Herbário EAC, onde manuseou e escreveu artigos utilizando as exsicatas da coleção, e, além disso, percebeu a aplicabilidade delas também em sala de aula.
Na escola onde aplicou seu trabalho, Natanael apresentou as técnicas de prensagem e secagem de material botânico, então levou os alunos para coletar e preparar suas próprias exsicatas que seriam utilizadas na aula de morfologia. Ele logo percebeu uma melhora tanto no ânimo como na aprendizagem dos alunos, pois eles se instigaram a coletar materiais de qualidade e tiveram uma resposta mais satisfatória aos questionários aplicados posteriormente sobre o assunto.
Essas técnicas de preservação de material botânico na forma desidratada são utilizadas pelos herbários para incorporar coletas à sua coleção, tendo um viés mais voltado à pesquisa científica. Diante disso, trabalhos como o de Natanael dão uma cara nova a essa técnica, ampliando sua aplicabilidade para além das fronteiras acadêmicas.
Fonte: Herbário Prisco Bezerra – fone: 85 33669807