Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Herbário Prisco Bezerra (EAC)

Área do conteúdo

Histórico

O Prof. Prisco Bezerra foi responsável pelas coletas iniciais de amostras vegetais oriundas de diferentes regiões e ecossistemas, dando ênfase às Leguminosas do nordeste, sua especialidade.

Posteriormente, os professores Afrânio Fernandes e José Ribamar Pinto Soares, ambos professores de botânica do Departamento de Biologia da UFC, deram continuidade ao trabalho de levantamento da flora fanerogâmica do nordeste brasileiro.

Na década de oitenta, o Herbário EAC passou a integrar a rede do “Projeto Flora CNPq”, o que deu um grande impulso ao seu desenvolvimento. A partir dos anos 90, vários outros projetos foram responsáveis pelo incremento do acervo, destacando-se os programas “Linhas de Ação em Botânica – Ecossistema Caatinga/ CNPq” e “Plantas do Nordeste/CNPq” em parceria com o Royal Botanical Garden e os projetos “Nordeste Setentrional: Caatinga e Carrasco (CE, PI e RN)”, “Composição florística e fitossociologia da vegetação de carrasco no planalto da Ibiapaba- CE”, “Instituto Milênio do Semi-árido (IMSEAR)”, “Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do Semi-árido”, “INCT – Herbário Virtual de Plantas e Fungos” e “Sisbiota – Rede Integrada de Taxonomia de Plantas e Fungos”.

Atualmente, o herbário dá seguimento ao Projeto Flora do Ceará, iniciado em 2009 pela Profª Drª Maria Iracema Bezerra Loiola e que tem como objetivo identificar, catalogar e ampliar o conhecimento sobre a distribuição das espécies ocorrentes no Ceará, contribuindo para um maior entendimento da flora estadual. Vários grupos botânicos já possuem trabalhos concluídos, como por exemplo: Alismataceae, Araceae, Bixaceae, Cactaceae, Capparaceae, Combretaceae, Erythroxylaceae, Hydrocharitaceae, Krameriaceae, Nymphaeaceae, Oxalidaceae, Polygalaceae, Polygonaceae, Ruppiaceae, entre outros. Conta com a colaboração de taxonomistas de diferentes instituições de ensino/pesquisa. Se você é especialista e quer participar, entre em contato através do e-mail da coordenadora: iloiola@ufc.br

Todos esses projetos permitiram que se acumulasse, ao longo dos últimos anos, uma base de dados regional sólida contendo informações das espécies vegetais registradas em diferentes localidades e tipos de vegetação do nordeste brasileiro, especialmente do Ceará.

Acessar Ir para o topo