Sobre o EAC

Fundado em 1939 pelo Prof. Prisco Bezerra, recebeu inicialmente o nome de Herbário da Escola de Agronomia do Ceará com a sigla EAC, que permanece até os dias atuais.  Em 1970, o herbário foi transferido para o Departamento de Biologia, passando a ser designado com o nome de Herbário Prisco Bezerra.

Em 1981, o herbário passou a fazer parte do cadastro internacional dos herbários, Index Herbariorum, que é mantido pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e Jardim Botânico de Nova York. Também participa da Rede Brasileira de Herbários (RBH), mantida pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), e o INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF), parte integrante do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia que é coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A partir de 2003, é reconhecido como instituição Fiel Depositária de Amostras de Componentes do Patrimônio Genético junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), órgão de caráter deliberativo e normativo ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

O Herbário EAC é o principal acervo de plantas desidratadas (secas) do estado do Ceará, tendo seu valor histórico e científico reconhecidos nacional e internacionalmente.

É uma fonte de consulta para professores e alunos de vários cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de outras instituições do país, que têm as plantas como objeto de estudo.

Exibir: subpáginas.